quinta-feira, 20 de maio de 2010

Trabalho de Intervenção - Abrigo


Definido o tema do nosso abrigo, que é sobre o olhar da cidade, resolvemos elabora-lo.
Antes de começar, pensamos no que percebemos pela cidade quando pensamos nela. As coisas que mais se destacam como as pessoas, o comércio, as propagandas, o tumulto, a bagunça, a poluição,o trânsito, dentre outras. Como não só as coisas ruins nos chamam a atenção, temos os parques, as praçinhas, a natureza, a convivência com o outro no mesmo espaço. O que percebemos hoje é que as pessoas andam pela cidade sem reparar muito no que está ao redor - muitas vezes passamos todos os dias pelo mesmo lugar mas não saberíamos descrevê-lo se alguém nos pedisse.
Com esse trabalho pretendemos fazer com que as pessoas passem a ver a cidade com outros olhos, pretendemos ampliar sua visão a cerca do que está ao redor, ampliando, distorcendo e até mascarando a cidade. Queremos que assim se sintam mais próximas do lugar em que vivem e convivem todos os dias.
Idéias

1) Este modelo é um aparelho composto basicamente por espelhos em uma estrutura. São espelhos côncavos na qual a pessoa que utilizar poderá escolher quantos colocar e onde. Os sensores servem para girar, abaixar ou levantar o aparelho. Em lugares que não tem espelhos, há uma superfície metálica.



2) Neste modelo a idéia é mostrar a cidade de várias formas. O piso demonstrando a irregularidade da cidade, os espelhos na altura dos pés multiplando-os, demonstrando a quantidade de pessoas nas cidades de hoje. Várias texturas nas paredes contrastando com o neutro. Espelhos no alto ampliando a visão, para aumentar a percepção do espaço. Orifícios para as pessoas olharem e verem as diferentes formas que a cidade pode possuir.



3) Este modelo trata-se de superfícies refletoras intercaladas com grades, que "misturam" a imagem de quem está dentro, com a do meio exterior.


4) Este abrigo consiste em uma estrutura fixa central, da qual se desprende vários braços flexíveis, que na extremidade apresenta uma espécie de cúpula. Na superfície da cúpula, haverá contatos elétricos que quando a pessoa segurar com as duas mãos fechará um circuito, que apresentará sons de acordo com o movimento da cúpula. Estes sons devem ser desconexos, compostos de fragmentos musicas, ruídos, palavras, etc. A princípio, gostaria que esta cúpula tivesse uma abertura por onde se possa olhar, e que houvesse algum tipo de lente que torne a imagem em preto e branco ou em câmera lenta. Entretanto, descobri que isso não é possível Então optei por dispor lentes que alterem a percepção mesmo de maneiras mais simples, como alteração nas cores com uso de lentes coloridas. Cada cúpula deverá proporcionar diferentes sensações, para que as pessoas que estão usando possam trocar experiencias.



0 comentários:

Postar um comentário